Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 1 n. 2 (2019)

A contação de história na Educação Infantil e a formação de leitores

Resumo

O tema apresentado nesse artigo se refere à contação de histórias para o desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil e sua influência na construção de novos leitores. Este artigo tem como objetivo analisar a contação de histórias em uma instituição de educação infantil no munícipio de Florânia-RN. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é exploratória e qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os sujeitos da pesquisa são professor que trabalham ema instituição no município de Florânia/RN. Quanto ao referencial teórico, são utilizados os conceitos de Vigotski, Abramovich, Wallon, entre outros, reconhecendo que a literatura infantil é um caminho que oportuniza a criança a construir seu imaginário, a desenvolver o emocional e a cognição, de forma prazerosa e significativa. O presente estudo apresenta as concepções sobre a importância do contato com histórias e livros, desde cedo nas instituições de ensino. Nesse sentido, os contos, os recontos e as reescritas, apresentam-se não somente como veículo da manifestação da cultura, mas como instrumentos para a compreensão, a aceitação das suas emoções e seu lugar social e para os vínculos e relações que estabelece com outras pessoas. Enfim, a Literatura Infantil, mais precisamente a contação de histórias, pode contribuir para a prática no cotidiano pedagógico e formação de leitores na educação infantil.

Referências

  1. ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
  2. AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura Infantil e prática pedagógica. 7. ed.Petrópolis: Vozes, 2006.
  3. COSTA, Vaniele Barbosa da. Inclusão escolar: os processos de escolarização de alunos com Síndrome de Down. Revista Caparaó, v. 1, n.1, e1, 2019.
  4. GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedagogia. São Paulo, v. 21, n. 22, p. 26-45, 2013.
  5. GOMES, Ana Karla Ferreira de Santana Rosa. A sala de recursos multifuncionais e a escolarização de um aluno com TEA. Revista Caparaó, v. 1, n.1, e4, 2019.
  6. GOUVEIA, Maria Cristina S. Imagens do negro na literatura infantil no Brasil. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 80-91, 2005.
  7. JORGE, L. S. Roda de historias: a criança e o prazer de ler, ouvir e contar historias. In: DIAS, Marina Celia Morais & NICOLAU, Marieta Lucia Machado (org). Oficina de sonho e realidade na formação do educador da infância. São Paulo: Papirus, 2003.
  8. MAIA, Ana Claudia Bortolozzi; LEITE, Lucia Pereira; MAIA, Ari Fernando. O emprego da literatura na educação infantil: a investigação e intervenção com professores de pré-escola. Rev. psicopedagogia. São Paulo, v. 28, n. 86, p. 144-155, 2011.
  9. MATIAS, José Carlos. O Atendimento Educacional Especializado – AEE nas escolas do Município de São José do Campestre – RN. Revista Caparaó, v. 1, n.1, e3, 2019.
  10. MELO, Carla Caroline Silva de. Estratégias pedagógicas direcionadas ao aluno com autismo no ensino fundamental. Revista Caparaó, v. 1, n.1, e5, 2019a.
  11. MELO, Patrícia Nelly Soares de. Escolarização de surdos em Santo Antônio/RN: concepções dos professores. Revista Caparaó, v. 1, n.1, e2, 2019b.
  12. PAIVA, Silvia Cristina F. A literatura infantil no processo de formação do leitor. Cadernos de pedagogia. São Carlos, v. 4, n. 7, p. 22-36, 2010.
  13. PIRES, Olivia da Silva. Contribuições do ato de contar historias na Educação Infantil para o futuro leitor. Maringá, 2011.
  14. SANTOS, Rosana M. A contação de historias como instrumento de socialização na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. UFRS, 2011.
  15. SILVA, Gabriella Maia da. A inclusão de autista nas salas de aulas normais: desafios e possíveis maneiras de vencê-los. Revista Caparaó, v. 1, n.1, e6, 2019.
  16. SIMOES, VERA LUCIA BLANC. Histórias infantis e aquisição de escrita. São Paulo: Perspectiva. v. 14, n. 1, p. 22-28, Mar/ 2000.
  17. SOUZA, Linete Oliveira & BERNARDINO, Andreza Dalla. A contação de historias como estratégia pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Educere et Educare. São Paulo, vol.6, n.12, p.235-249, Jul/Dez 2011.
  18. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  19. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  20. VYGOTSKY, LevSemenovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fonte, 2010.
  21. WALLON. In Livro de estudo: Módulo II/Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, (orgs). Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação à Distância. Coleção PROINFANTIL. Unidade 2. 2005. P. 26.