O Atendimento Educacional Especializado – AEE nas escolas do Município de São José do Campestre – RN

Autores

  • José Carlos Matias Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

inclusão; estudantes; escola.

Resumo

Nos caminhos trilhados pela educação na sociedade brasileira, a necessidade de inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar se apresenta como um dos desafios. A temática da escolarização de pessoas com deficiência está na pauta dos documentos governamentais e pesquisas realizadas por segmentos acadêmicos.  O objetivo desse trabalho é Identificar as condições administrativas e pedagógicas das escolas do município de São José do Campestre – RN relativas ao Atendimento Educacional Especializado – AEE. A pesquisa que norteou esse trabalho fundamenta-se na perspectiva de investigação qualitativa com uma dimensão exploratória e descritiva. Com a finalidade de descrever o atendimento educacional especializado foram realizadas visitas às escolas localizadas na sede do município. Além das observações das SRMS e das visitas as escolas, pessoas do quadro docente e administrativo foram entrevistadas: professores, coordenadores, pessoal de apoio e gestores.Em função disso, a pesquisa visitou seis escolas públicas e uma particular para dimensionar o trabalho desenvolvido com a temática. Quanto aos resultados, a pesquisa possibilitou identificar as condições administrativas e pedagógicas das escolas do município de São José do Campestre – RN relativas ao Atendimento Educacional Especializado – AEE. A partir dos questionários e observações nas escolas apresentam-se as dinâmicas da inserção do estudante com deficiência desde a matrícula antecipada bem como dos aspectos de organização do AEE, a operacionalização da SRMs e sua articulação com os familiares e profissionais da escola. O estudo conclui ressaltando a articulação da dimensão administrativa e pedagógica suas articulações com as práticas pedagógicas nas escolas públicas com vistas a garantir o acesso, permanência, participação e aprendizagem dos alunos com deficiência.

Referências

BAPTISTA, C. R. Ação pedagógica e educação especial: a sala de recursos como prioridade na oferta de serviços especializados. Rev. Bras. Ed. Esp., v.17, p.59-76, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica/Secretaria de Educação Especial – MEC: SEESP, 2001. 79 p.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC/SEESP, 2008

BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: O Instituto, 2014.

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, 2002.

FERNANDES, A. C. L. Educando para a diversidade: a formação do Enfermeiro com vistas à educação inclusiva. Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade. Mossoró, 2014.

FERNANDES, T. L. G.; VIANA, T. V. Alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs): avaliar para o desenvolvimento pleno de suas capacidades. Est. Aval. Educ, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

LOPES, E.; MARQUEZINE, M. C. Sala de recursos no processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual na percepção dos professores. Rev. Bras. Ed. Esp., v. 18, n. 3, p. 487-506, 2012.

MARTÍNEZ A. M. Educação inclusiva: desafios para a escola. In: MONTEIRO, F. M. A.; MULLER, M. L. R. (Org.). Educação como espaço de cultura. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso, 2007. p. 197-207.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1999.

MENDES, E. G. A formação do professor e a política de educação especial. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO, 5., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo, 2009.

MENDES, E. G. Tramas entre deficiência, estado e educação: algumas reflexões a partir do contexto francês. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED. GT 15 Educação Especial, 33, 2010, Caxambu-MG. Anais..., Caxambu-MG, 2010.

MIRANDA, C. R. S. A Educação inclusiva e a escola: saberes construídos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

OLIVEIRA, E. L.; MENDES, E. G. Percepções sobre pessoas com deficiências e o prognóstico para o atendimento educacional especializado. Rev. bras. educ. espec., v. 20, n. 1, p. 21-36, Mar. 2014.

OLIVEIRA, F. M. G. S. As salas de recursos como apoio pedagógico especializado à educação escolar do deficiente mental. 2004. 140f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2004.

VIEIRA, F. B. A.; MARTINS, L. A. R. M. Formação e criatividade: elementos implicados na construção de uma escola inclusiva. Rev. Bras. Ed. Esp., v. 19, n.2, p. 225-242, 2013.

Downloads

Publicado

17/02/2019

Como Citar

MATIAS , J. C. . O Atendimento Educacional Especializado – AEE nas escolas do Município de São José do Campestre – RN. Revista Caparaó, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e3, 2019. Disponível em: https://revistacaparao.org/caparao/article/view/3. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos