Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 1 n. 1 (2019)

Inclusão escolar: os processos de escolarização de alunos com Síndrome de Down

Resumo

A inclusão de pessoas com Síndrome de Down no sistema regular é uma temática relevante na formação de professores e nas práticas escolares. Nesse sentido o objetivo desse trabalho é descrever concepções e práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com síndrome de Down em uma escola de rede particular no município de Nova Cruz- RN. A metodologia empregada neste trabalho foi uma pesquisa de caráter qualitativa descritiva e exploratória. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, com perguntas objetivas e subjetivas, onde participaram 3 (três) professores, uma coordenadora pedagógica e 10 (dez) alunos. Com a análise dos dados coletados conhecemos o perfil dos docentes que atuam com aluno SD nesta instituição, os mesmos lecionam nesta escola entre 2 a 28 anos, possuem uma faixa-etária entre 26 a 50 anos e são todos graduados. Os professores consideram que as maiores dificuldades encontradas para trabalhar com crianças com Síndrome de Down é a falta de formação adequada e o oferecimento de suporte e serviços proporcionado pela escola. A maioria dos pesquisados relataram que o apoio familiar é um dos principais aspectos facilitadores para inclusão social destes alunos. Os resultados mostraram as diferentes concepções de inclusão dos docentes e discentes acerca da inserção dos estudantes com síndrome de Down nos processos de escolarização regulares.

Referências

  1. ANUNCIAÇÃO, L. M. R. L.; COSTA, M. P. R.; DENARI, F. E. Educação Infantil e Práticas Pedagógicas para o Aluno com Síndrome de Down: o Enfoque no Desenvolvimento Motor. Rev. bras. educ. espec, v. 21, n. 2, p. 229-244, 2015 .
  2. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
  3. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
  4. BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: O Instituto, 2014.
  5. CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: Com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
  6. CASTRO, A. S. A., PIMENTEL, S. C. Síndrome de down: desafios e perspectivas na inclusão escolar. In: DÍAZ, F., et al., (orgs). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009.
  7. COLL, C., et al. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  8. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
  9. LAMONICA, D. A. C.; FERREIRA-VASQUES, A. T. Habilidades comunicativas e lexicais de crianças com Síndrome de Down: reflexões para inclusão escolar.Rev. CEFAC, v. 17, n. 5, p. 1475-1482, 2015.
  10. LUIZ, F. M.R. et al . A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: desafios e possibilidades. Rev. bras. educ. espec., v. 14, n. 3, p. 497-508, 2008.
  11. MANTOAN, M. T. E. Inclusão:ensino inclusivo/educação de qualidade para todos.Integração,v. 8, n. 20, p. 29-32, 1998.
  12. MOREIRA, L. M. A.; EL-HANI, C. N.; GUSMAO, F. A. F. A síndrome de Down e sua patogênese: considerações sobre o determinismo genético. Rev. Bras. Psiquiatr.,São Paulo, v. 22, n. 2, p. 96-99, 2000.
  13. OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M.; MARTINI, F. O.; LIPP, L. K. Inclusão de alunos com síndrome de Down: discursos dos professores. Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 155-168, 2010.