Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Ciências Educacionais

v. 4 n. 1 (2022)

O lúdico na alfabetização dos anos iniciais

  • Pâmella Cristina Santos de Matos

Resumo

Este artigo apresenta a importância do lúdico como recurso indispensável para a alfabetização da criança. Será analisado o educador como ponte para o conhecimento, os espaços educacionais e os materiais utilizados em sala de aula e as contribuições do lúdico para a qualidade do ensino, dando a oportunidade ao aluno de participar ativamente desse processo. Para fundamentar este trabalho, traremos as concepções de Vygotsky (1984), que fala um pouco sobre a importância das brincadeiras para que a criança compreenda de forma não impactante sua realidade como meio de desenvolvimento para suas percepções e Borba (2007) que segue a mesma linha. A metodologia utilizada nesse artigo foi de pesquisa qualitativa e no procedimento foi feito levantamentos de análise documental e estudos bibliográficos.

Referências

  1. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
  2. BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Ministério da Educação. Brasília. 2007. 2º edição, 135 p.
  3. BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs.). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
  4. O PROFESSOR ALFABETIZADOR. Pedagogia ao Pé da Letra, 2013. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/o-professor-alfabetizador/>. Acesso em: 08 de janeiro de 2021.
  5. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. Martins Fontes: São Paulo, 1984.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)